sábado, 11 de junho de 2011

Produções de Texto dos meus alunos do 9º ano




Solicitei aos meus alunos do 9º ano C que fizessem uma produção de texto com o seguinte tema: O que precisa para mudar meu país.   Tive muitas redações boas, então pedi autorização para colocar algumas no meu blog. Aqui estão algumas. As outras que não coloquei ficaram tão boas quanto.

O que precisa para mudar meu país


     O país precisa de leis mais duras, assim os bandidos e os assassinos vão pensar duas vezes antes de cometer algum ato; mas para isto precisamos de políticos melhores, que estejam em Brasília para fazer leis e melhorá-las, porque de políticos corruptos já temos de sobra.
     Como ter políticos melhores?Cidadãos que votam em pessoas que realmente vão mudar o Brasil , não fazerem igual a eleição passada :Votaram no Tiririca como um voto de protesto, agora ele esta 'desfrutando' do dinheiro do povo como vários outros.
     O Brasil precisa de pessoas ' boas' que tenham atitudes, que façam outras pessoas mudarem de ideia em relação ao país.

                                                                               Autora:  E. L.

O que precisa para mudar meu país

     É um tema bastante abordado hoje em dia e consequentemente os argumentos já estão passados.O problema é que não adianta só falar, as pessoas precisam agir.
     Começando pelo voto consciente, as pessoas precisam ter a consciência de que quando elas vão votar, não estão apenas botõezinhos, estão decidindo o futuro do país. É preciso estudar os candidatos, ouvir suas propostas, pesquisar o passado do mesmo e aí sim, com a certeza de que aquele é " O CARA " vai lá e aperta os botõezinhos, ou melhor, decide o futuro do país. Existem pessoas que vendem seus votos, e isso é um absurdo, pode parecer besteira, mas não é. Para o país mudar é preciso o voto consciente.
     O problema é que a maioria dos políticos são corruptos e então fica difícil. Enquanto não surgirem pessoas sérias e que estejam verdadeiramente dispostos a mudarem o país, o Brasil não vai para frente, isso é um fato.
     Eu, particularmente, acho que a Dilma esta fazendo um bom trabalho, mas o Brasil não precisa de um "bom" trabalho, precisa de um ótimo trabalho. Uma pessoa que dê o sangue país. Mas o governo da Dilma ainda tem muito "chão" pela frente. Quem sabe o país não evolui?
                                                                            
                                                                              Autora: J. M.


O que precisa para mudar meu país

     O que precisa para mudar o meu país é:a diminuição de violência, mortes causadas por assaltos, sequestros, estrupos, etc...
     Precisa melhorar a segurança nas ruas, e nas escolas principalmente, porque pode acontecer o mesmo que aconteceu na escola Tasso da Silveira no Rio de Janeiro, entrarem pessoas e saírem matando todo mundo. Também precisa melhorar a educação das pessoas, e o respeito.
     Hoje em dia, as pessoas são ignorantes, racistas e desrespeitosas, acontece vários casos de brigase espancamentos contra os negros, gays e lésbicas.
     Acontece também nas escolas, faculdades, e em trabalhos pessoas que são vítimas de bullyng, isso pode afetar o futurodessas pessoas que podem se revoltar.
     Temos que dizer não á violência, ao racismo, ao bullyng, ao consumo de drogas, e portes ilegais de armas. 

                                                                            Autora: G. L.

O que precisa para mudar meu país

     Primeiramente a educação para formar pessoas mais instruída para o mundo, e mais capazes de mover ações no país. Depois melhorar na segurança das escolas, comércios, lugares públicos, etc.
     Aumentar as vagas de empregos para as pessoas receberem mais dinheiro para terem uma vida melhor, limpar as ruas, retirar as pessoas usuárias de drogas coloca-las em um centro de reabilitação para que elas possam ter um futuro melhor e próspero, e com novas oportunidades de estudo, moradia e trabalho.
     Acabar com a discriminação a homofobia e todos os outros tipos de bullyng, acabar com os políticos corruptos que á em nosso país, e colocar profissionais crretos e com o objetivo de melhorar nossa política e situação financeira.Colocar policiais mais conscientes e treinados para proteger a população nas ruas porque segurança em primeiro lugar.

                                                                          Autora: L. S.


O que precisa para mudar meu país

     Primeiro, eu acho que quem deveria mudar o país são as pessoas, principalmente no modo de pensar e agir.
     Depois que as pessoas mudarem poderíamos ver o que fazer para termos um país melhor, como:
     
     * A educação deveria ser melhor, eu sei que quem faz a escola são os alunos, mas eu acho que a direção escolar deveria pegar mais no pé dos alunos, e não ficar só naquela mesmice, porque o aluno quer uma coisa nova, eles querem ter o prazer de virem para a escola.
     * Na saúde também, os hospitais estão em um estado crítico, principalmente o pronto socorro, que a qente tem que esperar 4 horas para ser atendido. Isso é um absurdo, e as filas para esperar um órgão ou ser encaminhado até uma cirurgia. Alguns esperam anos ou morrem antes.
     * Os policiais e os funcionários públicos ( principalmente os funcionários de escolas ) deveriam ser mais atenciosos com as pessoas e fazer o trabalho deles como se fosse para seus filhos. Uma boa educação vem de casa.

     Entre outras coisas também, como os impostos, mas esses que eu citei são os mais importantes na minha opinião.
                                                                     Autora: K. M.

O que precisa para mudar meu país


     É preciso mudar a educação dos cidadãos, pois muitos de nós somos preconceituosos e não sabemos conviver com nossas diferenças e classes sociais.
     Para melhorar nosso país seria bom que nas escolas ensinassem mais sobre o preconceito pois muitos dos pais são preconceituosos e por esse motivo esse motivo não ensinam aos seus filhos a conviverem com seus amigos negros, então nas escolas seria o melhor lugar para ensinarem mais sobre o preconceito.

                                                                   Autor: R. J.

2 comentários:

  1. Gostei bastante,tambem faço parte desse pensamento,a educação pode mudar o nosso país,temos que ter consiência do nosso papel na sociedade

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das redações dos seus alunos, e também concordo com eles.

    ResponderExcluir